quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tráfico de Animais Silvestres!


Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.
Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.




Quando eu estagiei no IBAMA, toda semana chegavam muitas aves(principalmente), saguis, macaco-prego, jibóia, jabuti, etc. Tanto pela apreensão feita pela polícia ambiental e polícia federal ou pela entrega voluntária de proprietários desses animais. Logicamente que adquiriram de maneira ilegal em feiras livres ou retiraram da própria natureza... Mas enfim... é tão errado assim comprar um animal ilegal? CLARO QUE É!! Além de causar desequilíbrio do meio ambiente você estará pondo em risco à sua saúde, por exemplo, quem tem um jabuti, uma tartaruguinha em casa, ela pode ter uma bactéria MARAVILHOSA chamada Salmonella (já ouviu falar?). Enfim, ela causa gastroenterite, diarréia, septicemia, febre tifóide... QUE BOM HEIN? Para aqueles que possuem pscitacídeos (arara, papagaio, jandaia) eles podem ter a Clamydia que causa a clamidiose (ou pscitacose)... bem legal também... até ABORTO causa! =D
Mas além da sua saúde e de seus familiares... qual prejuízo eu estou fazendo ao meio ambiente quando compro um animal de maneira ilegal?
Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.
A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste. A maior parte do público consumidor está no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Os meios de transporte mais usados pelos traficantes são caminhões, ônibus interestaduais e carros particulares. Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Resultado: de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho e um chega às mãos dos compradores.
Alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos.

Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes. Eles podem perder a sua identidade. Podem sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzirem. Também sofrem porque ficam em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e podem pegar doenças que nos seres humanos têm pouca gravidade (gripe, herpes etc), mas que podem ser fatais para os animais.

Aí você pensa: eu amo o animal ou apenas desejo tê-lo? Se você compraria um animal traficado você apenas quer tê-lo!

Para mais dúvidas sobre tráfico de animais silvestres entrem no site do WWF, ou do IBAMA que lá tem muita coisa legal falando a respeito!

bjins ;*

9 EcoChatos:

Anônimo disse...

Muito boa a sua matéria, naum sabia das doenças que os animais silvestres podiam causar em nós, na verdade até sabia, mas nunca tinha visto por esse ângulo.
Sabe onde a gente denuncia as feiras ilegais? Eu conheço um monte na minha cidade! Ah... e esse site da wwf é um dos melhores que tem, eles são super acessíveis!
Bjks e continue sendo uma ecochata! O mundo precisa!
Eu... Como amo muito os animaiszinhos e a natureza só tenho em casa 1 gatinho devidamente castrado e vacinado.
bjks

Mirella disse...

Poxa, eu queria ter um jabuti... mas n tive não.

Muita gente não tem essa consciência que está fazendo mal.
Conheço pessoas que dizem: melhor comigo q com outra pessoa, eu trato bem o bicho.
Mas só em comprar vcoê incentiva o trafico!

Anônimo disse...

Excelente blog, gostei muito. Bom na realidade, estou impossibilidado de parar e "ler" de verdade seu blog, pois estou atarefado com algumas coisas.
Porém passarei por aqui mais tarde para ler seus posts com mais atenção.
Parabéns pelo post. Estou te seguindo.
Beijos, e parabéns novamente :]

Anônimo disse...

Muiito bom o post, é bióloga ou algo do tipo?

sempre virei aqui =D beijos

Anônimo disse...

Praticamente uma Luisa Mel. rsrs
Tá massa o blog, Debys.

Unknown disse...

Me dá um arrepio imaginar isto...
E qual é o objetivo de manter um animal silvestre consigo?
Já sou assídua no WWF, acho um excelente site, com uma excelente proposta!
;D

Daniel Silva disse...

absurdo! essas pessoas têm que morrer!

Raah disse...

Adorei seu blog, sua opinião! Parabéns!

Meu, é por pessoas como vc, que o mundo não está pior!

Continue assim. Tenha certeza de que todo o sacrifício que vc faz pra divulgar estas informações vão voltar em dobro pra vc!

Sucesso e tdb!

http://sonhoparecedeverdade.blogspot.com/

Larissa disse...

EU KERIA KE OS ANIMAIS PRENDESSEM ELES E MALTRATASSEM!! ESSE UNUTEIS TEM KE MORRER!! EU TENHO CERTEZA KE UM ANIMAL TEM MAIS CARATER DO KE OS HUMANOS !!

ADD EU NO MSN : LALI.LINDINHA@HOTMAIL.COM

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails