quarta-feira, 14 de julho de 2010

Recife Contra a Carrocinha!

A política pública da cidade do Recife para o controle de zoonoses associadas a cães e gatos tem sido direcionada, há décadas, ao obsoleto método chamado de “captura e extermínio”. Embora os profissionais ligados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) – órgão municipal responsável pelo referido controle – usem o termo “eutanásia”, no mínimo eufêmico, a execução é o destino de todos os animais que são capturados pela “carrocinha” e não têm a sorte extrema de serem adotados em três dias úteis; e não somente dos que padecem de doenças graves incuráveis ou infecto-contagiosas.
Desde a edição do 8º Informe Técnico da Organização Mundial de Saúde (1992), reconhece-se que não há qualquer evidência de que a eliminação de cães tenha impacto significativo na propagação da raiva ou na densidade populacional canina, visto que as cadelas e as gatas são animais pluríparos, de gestação curta (ao redor de 60 dias) e maturidade sexual precoce (seis meses de idade). Dessa forma, é sabido que a rápida reposição reprodutiva pode ser tão alta quanto a mais elevada taxa de remoção e eliminação.

A solução médica e ética para o problema descrito é um conjunto de medidas: (1) a identificação dos animais, a fim de monitorar a população; (2) o controle de natalidade por meio de captura, esterelização, reabilitação e soltura dos animais sadios e/ou inofensivos; (3) o investimento em campanhas de conscientização da guarda responsável dos animais domésticos; e (4) a imunização dos animais antes da sua devolução às ruas.

Para assinar a petição contra a carrocinha clique AQUI!!
bjinhus... ;*

3 EcoChatos:

Raah disse...

Este negócio de carrocinha é fogo... como têm coragem de sacrificar animais. Eu ñ intendo!

Carul Freitas e Igor Leite disse...

Nem sabia q isso rolava por aqui... e essa adoção em 3 dias?! Impossível, né?!

Pena...

Guilherme Silva disse...

Sou totalmente contra a carrocinha

aa e valeu pela dica mais e isso que vou fazer mesmo, coloquei aquilo tudo em 2 dias so pra divulgar de inicio, mais vou postar 1 por dia

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails