terça-feira, 13 de julho de 2010

O que é um animal silvestre/selvagem?


Animal silvestre/selvagem não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Os animais silvestres são animais de vida livre que habitam ambientes terrestres (selva). Já os animais selvagens são aqueles animais de vida livre que habitam tanto ambientes terrestres quanto aquáticos. São animais bastantes susceptíveis ao estresse, o que altera significativamente seu estado fisiológico geral. O animal muitas vezes adoece, para de comer, não entra em fase reprodutiva, etc.

Uma grande dúvida seria se estou adquirindo um animal legal ou ilegal? Silvestre/selvagem ou exótico?
Bem... uma forma muito simples de saber se você está adquirindo um animal de maneira legal ou não seria pela exigência do termo de regularidade do animal que o vendedor deverá dar, além disso o local de venda também é muito importante. O animal silvestre/selvagem regularizado deverá ser vendido em criadouros comerciais legalizados e autorizados pelo IBAMA, jamais deverá ser vendido em feiras livres, como exemplo a famosa feira de aves do Mercado da Madalena, Recife - PE.

Finalmente... qual a diferença de selvagem pra exótico?
Fauna Selvagem Brasileira: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do Território Brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras.
Fauna Selvagem Exótica: são todos aqueles animais pertencentes às espécies ou subespécies cuja distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro e as espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas em estado asselvajado ou alçado. Também são consideradas exóticas as espécies ou subespécies que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado em Território Brasileiro.

Para mais dúvidas, o site do IBAMA tem várias informações à respeito.

Se liguei hein? Não é porque o animal não é natural do Brasil que você poderá adquirir de qualquer jeito, é necessário que todo o procedimento de compra e venda siga corretamente as leis, caso contrário você estará contribuindo para o tráfico internacional de animais silvestres!

;*

6 EcoChatos:

Anselmo Breck disse...

Hum.. quer dizer entao que meu Minino é silvestre porem non-exotico.. Bom saber então .. mas ele é muito fofo e safado :P

deblita!!! disse...

e bem ilegal tb =D

Unknown disse...

boa pedida esse blog, deblita!!!

tem muita gente por aí precisando de esclarecimentos desse tipo!

fico na torcida pra que essa iniciativa consiga cumprir seu papel!

xero... boas férias!!

Anônimo disse...

Muito bom, divulgarei seu blog ;)


Se tiver tempo.... e ser der é claro.... Lê meu ultimo post no meu blog? chama "It's On - Camp Rock 2"

http://assunto-jovem.blogspot.com/

depois me fala oque achou pode ser?

Mais lê de verdade, eu não quero visitas, quero que as pessoas vejam meu trabalho.


boa semana =D

Ieverton Cleiton disse...

Muito bom Deblita, vejo que esta ocupando muito bem o seu tempo.
Gostei muito da sua ação viu,parabéns!
Boas Férias pra vc!!

Tiago disse...

Olá, encontrei seu blog no Google procurando sanar uma dúvida que tenho quanto a diferença do animal silvestre para o animal selvagem.
Acho que você se confundiu quando escreveu: "Os animais silvestres são animais de vida livre que habitam ambientes terrestres (selva). Já os animais selvagens são aqueles animais de vida livre que habitam tanto ambientes terrestres quanto aquáticos."
Talvez seja ao contrário, eu também não sei, estou ainda pesquisando, e perdoe-me se você estiver certa.
Abraço.

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails