domingo, 18 de julho de 2010

Atitudes Básicas para Combater o Aquecimento Global

Quando eu era 2 período da faculdade lembro que houve um congresso sobre aquecimento global (UFRPE), no qual eu e alguns colegas fizemos um trabalho e apresentamos como "soluções básicas para combater o aquecimento global". Como não consegui mais esse artigo resolvi falar aqui basicamente sobre o que era.
As pessoas vivem se perguntando "o que eu tenho a ver com o aquecimento global?" - O simples fato de sairmos de carro estamos liberando dióxido de carbono no ambiente pela queima do combustível, ou quando demoramos no banho, usamos copo descartável diariamente, compramos artigos de madeira sem o termo de legalização de uso, etc.
Ou seja... várias das nossas atitudes normais condizem com o aumento do aquecimento global... mas podemos mudar essa realidade se quisermos!
A mudança de atitudes no dia-a-dia podem ajudar a combater o superaquecimento do planeta.

1.Troca de lâmpadas: Se você trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas estará deixando de gerar no mínimo 400 quilos de dióxido de carbono ao ano. As lâmpadas fluorescentes consomem metade da energia da convecional e dura o dobro!
2.Deixar o carro na garagem: Caminhe, dê umas pedaladas, compartilhe o carro com o vizinho, ou vá trabalhar de busão de vez em quando. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.
3.Reciclagem: Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Sua cidade não tem coleta seletiva de lixo? Tudo bem, promova a idéia entre os vizinhos da sua rua.
4.Pressão dos pneus: Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do teu automóvel. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono.
5.Água quente: Aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio ou chaveie a ducha para a posição adequada, menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais.
6.Sacolas plásticas e embalagens: Pare de brigar com a caixa do supermercado porque ela colocou toda a sua compra numa sacolinha só e evite produtos com embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.
7.Ar Condicionado: Com um simples ajuste de baixar a temperatura em 2 graus no inverno e subir 2 graus no verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais. Se possível, troque o ar condicionado pelo ventilador!
8.Árvores: Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias...
9.Aparelhos eletrônicos: Para quê o PC ligado se você está vendo TV? O quê faz a lâmpada do quarto acesa se você está na sala? O simples ato de desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.
10.Incentive sua empresa a usar energias alternativas: Energia eólica, solar.

Outras atitudes seriam o uso consciente de materiais descartáveis (copos, pratos, etc.), trocar a gasolina pelo álcool (polui muito menos), passar menos tempo no banho, aproveite ao máximo a luz do sol, conserte aparelhos eletrônicos com defeito (consomem mais energia para atuar corretamente), incentive e compre produtos locais (menos uso de transporte), exija que o produto de madeira que você está comprando seja legalizado, entre outros.

Enfim pessoal, existem várias formam simples e que saem até mais barata para o seu bolso, então vamos começar? Conscientize a sua família, seus vizinhos, seu bairro, sua cidade, seu país, seu mundo a combater de forma simples o aquecimento global!
Um documentário muito bom sobre o que está acontecendo com o mundo e o que nós temos a ver é "Uma verdade incoveniente". ASSISTAM!! (Recomendo)

bjinhus ;*

11 EcoChatos:

Fernando Assis disse...

Sou vegetariano e ativista para que os animais tb sejam lembrados nesse mundo tão materialista ^^

Unknown disse...

Muitoo massa o blog. Muitas informações úteis. Gostei bastante, Debora!
Parabéns mesmo, pequenininha!!! Bjãoo!

Resident evil :)

Unknown disse...

Adorei o Blog!! Eu não costumo visitar blogs quando estou na net, mas esse é um que vale a pena visitar com frequência. Informações úteis e oportunas. Além de que eu tbm sou chata em questões ecológicas e defensora dos animais... Quando precisar brigar em defesa do eco, pode me chamar =P. Conservação, pra mim, é sinônimo de respeito aos seres vivos.

Bjooos

Bicio disse...

tbm estou te seguindo.

muito interessante seu blog.

parabéns

De tudo disse...

Parabéns é um lindo trabalho, adorei, estou te seguindo a risca!!

Unknown disse...

Adorei as dicas.. simnples e que se sempre adotadas, como hábito... fazem toda a diferença!
Parabéns pela iniciativa!
;D

Anônimo disse...

Excelente seu blog!As causas ambientais são primordiais nos dias de hoje.
Sucesso com o blog!

Unknown disse...

mais uma vez, acertando em cheio!

infelizmente ainda falta um pouco de incentivo pra essas atitudes serem tomadas no dia-a-dia, pelo menos dentro da universidade pouco eu vejo no sentido de mobilizar o povo a mudar os hábitos em prol do meio ambiente!

mas, começando com pessoas como você, que teve essa importante idéia (blog), quem sabe a gente consegue mudar mais algumas coisas!

xero no oi...

lesa ¬¬

Anônimo disse...

Olá, prezada blogueira e querida deblita,
muito bom o seu post sober aquecimento global.É um tema MUITO importante na sociedade.
Só que eu tenho um espírito muito crítico, e as vezes acho q sou do contra, pois discordo de quase tudo, porém tenho que concordar com você que pequenas atitudes, cntam de forma significativa para o combate ao aquecimento global. estarei apresentando um seminário mês que vêm na escola naval (rj), exatamente sobre esse fenômeno, e fiz uma associação com a defesa nacional (so que isso é uma outra história). Mais querida, gostaria de contribuir com o seu post, e além da questão das atitudes pequenas que tornam-se grandes, vale salientar que o poder público necessita investir mais pesado. Falemos por partes como um exemplo atual : A PORRA DO PRE-SAL.
Aqui pra nós, o pre-sal,é uma descoberta do século XX, países desenvolvidos descobriram a camada d pre-sal no século passado! Além disso o petróleo é o maior emissor de CO2 na atmosfera, agora pegunto: - porque investir milhões nessa merda? 'ah, pre-sal nao é so pro petróleo, serve para óleo de comida também', MAIS BAH, E A AGRICULTURA E PECUÁRIA, NAO SERVEM MAIS? porque nao investimos numa matriz renovável, a exemplo dos países desenvolvidos? utilizando os recursos disponíveis nesse nosso brasil maravilhoso? e outra, o DESMATAMENTO também é responsável pelo aquecimento GLOBAL, e ao contrário de que muitos pensam que a madeira vai para a ÁSIA, EUROPA, a madeira vai para o SUL DO BRASIL. O ator do livro O mundo é Plano, Thoas Friedman, fez uma pesquisa e afirmou que mesmo que as potências industriais, todos os calhambeques todas as usinas desligassem suas máquinas e parassem de funcionar, ainda sim a propagação de emissão decorrente do desmatamento e das queimadas chegaria a 470 partes por milhão até 2070. Na boa, e o governo o que faz? PORRÁ NENHUMA, vai pro congresso de SUSTENTABILIDADE em VIENA, com todos os países (eu acho q foi em viena), ae eles encontram presidentes, senadores, ministros, reis tomam os melhores whyskes, vodkas, vinhos, e depois de tudo isso de trocar telefone e se conhecerem VÃO FALAR DE MEIO AMBIENTE.
é revoltante :)
parabéns pelo blog :*

vou até fazer um post ¬¬

aliás esse meu coment é quase um post
DESCULPA
NAO QUIS TOMAR SEU ESPAÇO

:* BJOS
(ah vc é bonitona oO)

Anônimo disse...

Pois é... Bota mais uma dica aí: parar de comer carne. Isso ajuda demais também. ;*

Raah disse...

Caraca daniel! Que texto!!!

Bem.... adoro seu blog! Tadinho do ursooo =(

O ser humano é muito cruel, e não pensa nas consequência que terá no amanhã!

Dê uma olhada no meu blog! ;)


http://reciclandoevivendo.blogspot.com/

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails