segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Raiva! Você também faz parte do controle!

Olá pessoas, vim falar de um assunto muito sério em relação à saúde pública, a raiva!
A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão: o urbano, que ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o silvestre, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta animais de produção como bovinos, eqüinos e outros.

Mas afinal... o que você tem a ver com isso? Muita coisa na verdade... a quantidade de cães e gatos errantes que existe aqui no Brasil é absurda e algumas regiões já proibiram a eutanásia de animais errantes pelos CVAs, ou seja, o que se tem que fazer agora é estimular a posse responsável. O que é isso? A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo. Mas o que isso tem a ver com a raiva? Bem... Vocês sabiam que cada casal de animal gera no fim de 6 anos 67.000 descendentes!!! É ... 67 MIL descendentes. A maioria desses “casais” tem dono, mas deram aquela “puladinha de cerca”. O que acontece depois? abandono... muita gente não quer ter a responsabilidade de ter que "assumir" os filhotes do seu animal e joga em qualquer lugar, ou seja, aumenta a quantidade de animais errantes e susceptíveis à raiva! Então castre o seu animal! isso não é maldade! maldade é abandonar depois os filhotes!
O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital. Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no cio.
A cirurgia é muito simples e atualmente possui riscos mínimos. O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época de cio. Quanto antes você castrar seu animal, melhor pra ele e pra você. A cirurgia fica mais barata e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 a 3 dias seu animal já está ótimo. Só é preciso cuidar para que ele não mexa nos pontos.

Além destes, para o controle da raiva é necessário outras medidas como verificar se na sua rua, comunidade, bairro está passando o sistema de vigilância sanitária, se ocorre campanha de vacinação na sua região, se há controle de morcegos na sua região, se ocorre tráfico de animais silvestres, se as pessoas tem informação sobre a doença e como proceder em casos de mordidas por animais! Se você verificar alguma falha nesse sistema denuncie! É obrigação da prefeitura fazer o controle na sua região e informar a população!

Então pessoal cuidar do meio ambiente também é cuidar do nosso ambiente! A vida selvagem, os animais e o homem estão totalmente interligados, por isso existe a saúde pública! Se interessem também por esses assuntos, pois eles dizem respeito a vocês também e só com a contribuição de toda população estaremos livres de doenças de caráter zoonótico!




bjinhos ;*

12 EcoChatos:

Caroll Maturana disse...

Concordo com vc!
Principalmente sobre a castração dos animais!
E mto triste ver um monte de cachorrinhos nas ruas.
Gostei do blog! Mto interessante!
Obrigada pela visita!
Bjs

www.bellezapoemesa.blogspot.com

Jessica disse...

concordo plenamente com tudo !
ta passando da hora de aprender a cuidar dos nossos animais ! é uma questão de saúde publica.




http://pensamentos-manuscrito.blogspot.com/

Fabiane Daz disse...

Parabens pela iniciativa..


Tenho uma gatinha, vacinada e castrada.. Assim, a recuperação da cirurgia (Cicatrização) durou cerca de 5 dias, sempre com o cone, mas vale muito a pena.. ela é super caseira agora.. todas as outras gatas que eu tive saiam para rua nu cio e não voltava, provavelmente por atropelamento ou veneno.. então com certeza castrar é a melhor saida.. e outra, muitas cidades fazem isso gratuitamente (principalmente para machos), eu consegui com a prefeitura..

Abraço.. e parabens!!..

Simara Pink disse...

muito serio esse assunto me informei muito sobre isso cade vc lá no meu cantinho em beijos si

Hozana Rodrigues disse...

É verdade.
A sociedade em geral precisa contribuir.
As pessoas acham que ter um animal é algo que não requer responsabilidade. Ele precisa de cuidados. Tais cuidados também geram menos problemas sociais.

:)

Parabéns!

Visita meu blog: http://aborboletra.blogspot.com

Hemmely disse...

concerteza .. eu concordo e lhe dou os parabéns.
tbm apoio a castração .. é o melhor.
e há msm um aajuda por parte pública mas não é algo divulgado .. como controles, castração e essas coisas.
e é isso qe se deve fazer .. divulgar e conscientizar a galera.
mt bom .. fora qe tinah informações aqi qe eu até então não conhecia ^^
Parabéns pelo Blog ein :*

Jessica Laiz disse...

Ai amei seu blog, adoro cachrros!!

Thalles Fontana disse...

Muito interessante seu blog!
recém aprendi isso em biologia !!
;)

Arnoldo Queiroz disse...

parabéns, seu blog está muito bom, muito mesmo!

Aline Bohn disse...

Que post legal! Concordo com tudo.
É maravilhoso saber que ainda existem pessoas mobilizadas em prol de melhorias a sociedade.
Parabéns!

http://www.mixofmonsters.blogspot.com/

Anônimo disse...

Deblita, minha querida :D
quanto tempo! Obrigado pelo selo!
acabei de postá-lo em meu blog :)
dá uma passada lá pra vc ver, pus do lado >
HEASEAOSHEOAIHEASSE.
tudo bom aqui? :)
beijão ^^

_ ah exelente post !

Anônimo disse...

*excelente!

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails