terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bem Estar Animal! Lei das 5 liberdades!

"Um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia" (Hughes, 1976)

Não sei se vocês concordam comigo, mas um animal para estar em situação de bem-estar ele não pode apenas estar saudável, livre de doença apenas... vamos tomar como exemplo a indústria de alimentos... os animais sao vermifugados, vacinados e tal, mas nem por isso estão 100% bem, e por que isso? Um animal que vive confinado, mesmo livre de alguma enfermidade é um animal estressado, que não consegue realizar suas atividades naturais e é privado de agir espontaneamente, então para um completo estado de bem-estar ele deve poder realizar suas atividades e serem livres de qualquer injúria! Em termos fisiológicos, são comumente avaliados sinais de stress como as endorfinas, corticosteróides, batimento cardíaco, entre outros.
Para definir um perfil perfeito de bem-estar animal, foi criada a Lei das cinco liberdades, teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC):
1. Livre de fome e de sede;
2. Livre de desconforto;
3. Livre de dor, lesões ou doença;
4. Livre para expressar os seus comportamentos normais;
5. Livre de medo e aflição.

Tá, agora me respondam... é isso que nós vemos por aí? Muito difícil, principalmente nas grandes criações de animais para produção de carne, leite, ovos, etc. Os animais nascem e já são submetidos a estresse, muitas vezes sofrem (vitela, patê de fígado de ganso) e são abatidos sem nunca terem realizado uma atividade natural!
E os animais de laboratório? Nem se comenta né?
Animais de circo? Animal pra mim não é palhaço... circo pra mim é a maior maldade de todas! Tiram o animal selvagem da natureza, ele é criado na porrada e tem que ficar de palhaçada pra todo mundo aplaudir? ANIMAL EM CIRCO DEVIA SER PROIBIDO MESMO!
Animais sendo usados pra casaco de pele! Ah faz casaco com a pele de quem compra!

Enfim, essas leis foram feitas para serem cumpridas! Divulguem e conscientizem os seus amigos, familiares, etc. Informe, eduquem as pessoas. FAÇA SUA PARTE!!

bjinhos ;*

"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo." - Buda

10 EcoChatos:

Roberta Leite disse...

Ótimo blog, mostrando que ainda existem pessoas que pensam nos animais.
Mas não vou ser hipócrita, pq eu como carne e derivados e acho que não gostaria de viver sem.
Mas enfim, parabéns pela iniciativa

www.criadoresdemundos.blogspot.com

@naochupamanga disse...

Assino em baixo! odeio ver animais maltratados. Parabéns por defender uma causa tão nobre!
Bjuss

conheça também,
http://meucaonaochupamanga.blogspot.com/

Pedro Prado disse...

Adorei.

Tortura de animais é crime, além de ser uma covardia.
Não é porque eles não falam, que eles não sentem.
Claro que não, o homem se diz tão evoluido, mas maltrata seres indefesos, tortura, destrói!
Queria saber como seria se ele não tivesse essa evolução toda!

val disse...

verdade,por mais carinho e amor que possamos sentir por alguns animais temos que entender que eles tbm sofrem e precisam de liberdade
adorei o post :D

Unknown disse...

Também acho que animal em circo deveria ser proibido!
Adorei as regras/leis para a mantença de um animal... Eles merecem carinho e bem estar!
Parabéns pelo post!
;D

Diego Dias disse...

Confesso que não sou muito ecologicamente correto, mas quando o assunto é vida selvagem tenho certa admiração e repudio totalmente a covardia contra animais. Lendo o post, mais precisamente na parte em que você menciona animais de circo e anteriormente, ainda, o conforto de animais até mesmo na indústria de alimentos, lembrei de um documentário ótimo que fiz questão de baixar pelo youtube mesmo há uns dois anos, dividido em partes. Se chama "Terráqueos" e retrata de maneira bem explícita com vídeos (não recomendados pra quem não aguenta ver sangue nem a verdade nua e crua rs)sobre o maltrato a todos os tipos de animais. Cães, gatos, pássaros, gados em abate, tudinho. Experimente procurar depois, qualquer coisa eu posto em comentário no seu próximo post.

bjão

SuporteDaMente disse...

Por que essas leis não são devidamente impostas e supervisionadas?
Assim o animal denominado ser humano, pararia com tanta imbecilidade contra aqueles que não querem nada, além de viver... que não fazem mal, se não fizerem mal a eles...
O ser humano é repgnante :S
Apoio vc!
bjauM!




www.suportedamente.blogspot.com

joyce figueiredo disse...

mt mt interessante o bolg *-*

Unknown disse...

Concordo em gênero e número. Pior que tem muita gente que me chama de chato quando eu não quero ir em um circo onde tenha animais. Bom, um passo foi dado, aqui na minha cidade não é concedido alvará pela prefeitura pra circos que tenham animais. Pena que a cidade é pequena e não há divulgação desse fato.

Unknown disse...

Muito importante seu post, vc está de parabéns pela iniciativa, vida longa ao seu blog!!!

Abraço
Lucyano
http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails