sexta-feira, 19 de novembro de 2010

INVASÃO! Animais Exóticos!

Os animais exóticos são uma ameaça a fauna nativa, uma forma de guerra biológica.
Os animais e plantas exóticas vieram de outros continentes, quase sempre trazidos pelo homem, involuntária ou deliberadamente. Quando se instalam disputam espaço e alimento com as espécies nativas, geram rombos na economia. alteram o meio ambiente e trazem riscos à saúde humana. Além da competição pode ocorrer a introdução de agentes patogênicos em locais que antes não eram endêmicos para determinada região, sendo um risco inclusive para a saúde pública.
O problema foi considerado pela União para a Conservação Mundial (IUCN) como a segunda maior causa da perda da biodiversidade.
No Brasil existem várias espécies exóticas e exóticas nativa (natural de uma região do Brasil que está vivendo em outra). Um exemplo é do Teiú (Tupinambis merianae) levado para Fernando de Noronha para combater ratos. Tornou-se predador dos ovos de aves marinhas, que nidificam no chão. Como ele não tem predador natural, sua tendência é crescer consideravelmente e causar cada vez mais desequilíbrio. Outro exemplo seria a predominância do Tigre d'água americano para o Tigre d'água nativo do Brasil, que é um animal bastante adquirido como "pet" no nosso país.

O QUE VOCÊ TEM A VER COM ISSO?

1. Quando se adquire animais de tráfico (araras, papagaios, jabutis, cobras, saguis) muitas pessoas "desistem" da sua compra e acabam por soltar o animal em qualquer mata, mas o que acontece é que os animais são nativos de determinada região e podem causar desequilíbrio ecológico em outra. Por exemplo, o segui-do-tufi-branco (Callithrix jacchus) na Floresta da Tijuca - RJ, nativo do nordeste coloca em risco a sobreviência de outras espécies de primata.
2. Ao adquirir um animal exótico procure saber da legalidade do animal e se responsabilize pelas necessidades diárias dele! Não abandone...
3. Sobre como proceder em casos do que fazer com um animal exótico, procure o IBAMA e entregue o animal... eles vão tomar as medidas necessárias para o melhor local para esse animal.

Várias espécies exóticas são adquiridas em todo mundo. No Brasil espécies comuns de serem encontradas são a cobra do milho, tigre d'água americano, porco espinho, etc.

Há uma enorme falta de informação sobre a situação das espécies exóticas no país e uma falta de mapeamento o que acarreta em um difícil planejamento de ação nacional.
Para preservar é preciso conhecer!
bjinhos
Fonte: Terra da Gente

16 EcoChatos:

Nicole Von Trier disse...

Quando eu conseguir minha licença do IBAMA ninguém vai me segurar HAHA :D
por mim todos eles podem invadir minha casa u_u

-
http://lilykristinadakota.blogspot.com/

www.filosofandoonline.com.br disse...

Parabéns pela atitude!

Samuel.

Macaco Pipi disse...

aee
desses eu gosto :DDDD

G+ disse...

Aaaaaah, eu tenho feira de cultura na minha escola e um dos assuntos de um grupo da minha sala foi esse ! Legal, ótimo assunto.
ótimo blog =D
Abraços, G+

Obrigado pela visita lá ;)
www.gabrieltododia.blogspot.com

Afonso Duarte disse...

legal ;D

Sofano disse...

super legal, adoro assuntos assim eu acho que vale a pena fazer divulgação de assuntos como este s, até porque como você falou "Há uma enorme falta de informação" e concordo com isso

ótimo post ^^
PS: me identifiquei com o post :D

Cristiano da Silva disse...

parabens pela iniciativaa... uma mulher, uma profissional que se preocupaa e que realmente se importa com a sua atividade e eleva a participaçao de outras pessoas com objetivo de dividir conhecimento e orientar as outras pessoas e dificil de ver hj em dia uma atitude assim vinda de uma mulher... parabens mesmo!

depois se puder visite meu blog... mulheres como vc com certeza se interessa pelo assunto q eu apresentoo e tenho certeza q vc tem uma critica bem acida para minha postagem...

http://dinamicasocial171.blogspot.com/2010/11/qualidades-das-mulheres-interessantes.html

bjO

Unknown disse...

Mas Muito,Muito bacana seu Blog, é um guia animal muito do informativo, confesso que a maioria dos animais eu não conhecia.Obrigado por compartilhar de seu conhecimento conosco.

Grande Abraço.

Bons Ventos!!

bia santos disse...

Vi hoje na TV que o tráfico de animais só perde para o tráfico de armas e drogas.

Parabéns pelo post!

Oi Sarinha disse...

Muito Muito Muito legal teu blog! parabens!!

BLoG do CHARQuE disse...

Eu vou criar um tubarão limão se o ibama permitir


vc n e ecochata vc e ecolinda

horrível né? kkkkkkkkkkk


O melhor blog do meu .... Bairro!!!
http://blogdocharque.blogspot.com/

Simara Pink disse...

Oi linda eu não curto muito não tenho medo , mas acho lindo, beijos simara

Anônimo disse...

Gostei Muito mesmo do seu blog... To te seguindo...
O foda é a fiscalização que muitas vezes deixa a desejar...

se quiser da uma passadinha no meu:
http://nts-levanille.blogspot.com/

Beijos e parabéns pelo seu blog! muito bom mesmo!

Anônimo disse...

Eu tinha uma tartaruguinha dessa,era igualsinha,ela morreu. ;(

Unknown disse...

Meu tio e meu avo sao milionarios e meu pai tambem vou pedir um tigre de aniversario kk

Anônimo disse...

valeu fiz minha licao

Postar um comentário

Gostou? Então comenta! =D
Podem elogiar e criticar, mas peço que leiam.

Related Posts with Thumbnails