terça-feira, 31 de agosto de 2010

Bem Estar Animal! Lei das 5 liberdades!

"Um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia" (Hughes, 1976)

Não sei se vocês concordam comigo, mas um animal para estar em situação de bem-estar ele não pode apenas estar saudável, livre de doença apenas... vamos tomar como exemplo a indústria de alimentos... os animais sao vermifugados, vacinados e tal, mas nem por isso estão 100% bem, e por que isso? Um animal que vive confinado, mesmo livre de alguma enfermidade é um animal estressado, que não consegue realizar suas atividades naturais e é privado de agir espontaneamente, então para um completo estado de bem-estar ele deve poder realizar suas atividades e serem livres de qualquer injúria! Em termos fisiológicos, são comumente avaliados sinais de stress como as endorfinas, corticosteróides, batimento cardíaco, entre outros.
Para definir um perfil perfeito de bem-estar animal, foi criada a Lei das cinco liberdades, teoria criada pelo professor John Webster e divulgada pelo Farm Animal Welfare Council (FAWC):
1. Livre de fome e de sede;
2. Livre de desconforto;
3. Livre de dor, lesões ou doença;
4. Livre para expressar os seus comportamentos normais;
5. Livre de medo e aflição.

Tá, agora me respondam... é isso que nós vemos por aí? Muito difícil, principalmente nas grandes criações de animais para produção de carne, leite, ovos, etc. Os animais nascem e já são submetidos a estresse, muitas vezes sofrem (vitela, patê de fígado de ganso) e são abatidos sem nunca terem realizado uma atividade natural!
E os animais de laboratório? Nem se comenta né?
Animais de circo? Animal pra mim não é palhaço... circo pra mim é a maior maldade de todas! Tiram o animal selvagem da natureza, ele é criado na porrada e tem que ficar de palhaçada pra todo mundo aplaudir? ANIMAL EM CIRCO DEVIA SER PROIBIDO MESMO!
Animais sendo usados pra casaco de pele! Ah faz casaco com a pele de quem compra!

Enfim, essas leis foram feitas para serem cumpridas! Divulguem e conscientizem os seus amigos, familiares, etc. Informe, eduquem as pessoas. FAÇA SUA PARTE!!

bjinhos ;*

"Feliz seria a terra se todos os seres estivessem unidos pelos laços da benevolência e só se alimentassem de alimentos puros, sem derrame de sangue. Os dourados grãos que nascem para todos dariam para alimentar e dar fartura ao mundo." - Buda

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

McCruelty, I'm Hatin' it

Olá pessoas... esses dias eu estava visitando o site do PETA e descobri uma coisa realmente chocante que é a forma que a indústria que fornece a carne de frango para a McDonalds abate esses animais! O "normal" seria que o frango fosse primeiramente sacrificado (pode ser por deslocamento cervical) e em seguida colocado de cabeça para baixo, realizada a sangria e então escaldado! O PETA denunciou através de um site, o McCruelty, a maneira como os frangos estão sendo abatidos. O site tem um vídeo que mostra como o procedimento está sendo realizado, é curto dá pra ver legal! ;p
Os animais estão sendo colocados pendurados de cabeça para baixo CONSCIENTES, onde ocasiona fratura de ossos devido ao animal estar se debatendo,hemorragia e contusões, posteriormente é realizada a sangria do animal e então escaldado com o animal vivo e consciente.
Gente... não sei afirmar com certeza se isto é verdade, mas o PETA possui uma credibilidade mundial!
Essas fotos foram retiradas pelo pessoal do PETA que verificaram animais com fraturas enormes, injúrias no corpo dos animais, cortes além do que é feito no procedimento de sangria... enfim um monte de coisa ruim! Entrem no site e tirem suas próprias conclusões!










O site ainda indica como você pode ajudar nessa campanha contra a Mc. Clique aqui!


McCruelty: I'm Hatin' It--Learn More.

bjinhos ;**

sábado, 21 de agosto de 2010

Ganhei outro selo! =*

Esse selo eu ganhei do Artie, http://stuffartie.blogspot.com
Brigadinha...


Eu indico: http://photographyfotografia.blogspot.com; http://naosouessacocacolatoda.blogspot.com; http://assunto-jovem.blogspot.com; www.plantaodabeleza.blogspot.com; www.balaiofurado.blogspot.com; http://inovacaojuridica.blogspot.com; www.cantinhodaamiga.blogspot.com; www.grilosapiens.blogspot.com; http://a-melhor-versao.blogspot.com

As regras são:
-Presentar 9 blogs
-Dizer 9 coisas que não sabem sobre mim.

A primeira delas já tá feita ai em cima.
A segunda, abaixo.
1.Detesto bolo de noiva
2.Amo gibi da turma da monica
3.Sou romântica
4.Adoro drinks com vodka
5.Sou viciada em maquiagem
6.Detesto sonho de valsa
7.Não sei assobiar
8.Não me acho bonita
9.Não tomo refrigerante

bjinhos ;*

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Aves Dispersoras!

Entrando um pouco no assunto "conservação e meio ambiente" vim mostrar um pouco o papel das aves (principalmente silvestres) na preservação das nossas matas!
As plantas terrestres são organismos que passam a maior parte de seu ciclo de vida fixos a um substrato, então... como encontrar um parceiro para realizar trocas gênicas?
Como as plantas em si não se podem deslocar, elas utilizam a ajuda de agentes externos: agentes polinizadores ou agentes dispersores.
É este segundo aspecto que nos interessa: o transporte das sementes para longe da planta que as gerou.
Em animais, as características das sementes a serem dispersadas é classificada em 2 tipos: Endozoocoria (animal ingere a semente) e Epizoocoria (os frutos se prendem ao corpo do animal).
As aves são agentes dispersores muito importantes, pois além de poderem carregar uma grande quantidade de semente ainda podem atingir grandes distâncias, sendo isso muito importante para a variabilidade genética e diversidade ecológica!
Algumas características das aves estão relacionadas ao tipo de dispersão!
Tamanho: aves maiores podem carregar mais sementes de uma dada planta do que aves menores.
Largura do bico: aves com bico mais largo podem comer frutos maiores do que aves de mesmo tamanho mas com bico mais estreito.
Forma de ingestão: aves que engolem frutos inteiros são mais eficientes do que aves que "mandibulam" e deixam as sementes cair.
Taxa de remoção de sementes: aves que ingerem mais sementes são mais eficientes.
Tempo de permanência: aves que ficam muito tempo na planta acabam eliminando as sementes embaixo da própria planta.
Taxa de visitação: espécies que visitam com maior freqüência são mais eficientes.
Comportamento depois de sair da planta: se a ave voa para longe, transporta as sementes mais longe.
Fidelidade ao ambiente: aves restritas a um determinado ambiente são boas dispersoras das plantas que só crescem nesse ambiente.

As sementes ingeridas podem ser posteriormente eliminadas nas fezes, após atravessar o tubo digestivo, ou podem ser separadas no estômago mecânico e regurgitadas. O segundo processo pode ser mais rápido, e talvez seja menos eficiente para a dispersão. Ex: Sabiá, Araponga.

Taí uma coisa que você não sabia, né? Bem, achei interessante informar sobre isso para que seja vista a importância de animais e sua relação com o meio ambiente (principalmente animais silvestres) e o dano que todos nós fazemos ao adquirir uma ave (papagaio, jandaia) ou qualquer outro animal silvestre de forma ilegal, não é? Se tirarmos um grão de arroz, já alteramos o peso! ;D
bjinhos ;*

Fonte: Aves que plantam!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Fim da eutanásia animal nos CVAs em Pernambuco!!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que votaram contra a carrocinha em uma postagem mais antiga... expliquei o porque eu sou contra a carrocinha e que a mesma não é eficaz! Em 2009 quase 6 mil animais foram sacrificados.
Enfim, hoje acordei com uma boa notícia, foi aprovado um projeto lei pela Assembléia Legislativa de Pernambuco que proíbe sacrifício indiscriminado de animais no CVA, com excessões para casos especiais. Todas as decisões sobre a condição de saúde dos animais deverão ser justificadas mediante a apresentação de um laudo técnico de um veterinário ou responsável técnico.
Essa situação já é realidade em São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
O poder público também vai ter que se responsabilizar espaços para exposição de cães para adoção além de fazer campanhas educativas em escolas.

Algumas alegações contra existem lógico! A preocupação principal é que vai gerar uma superpopulação de cães nos CVAs, além do aumento do custo para a manutenção desse sistema.

O que deve acontecer junto a essa nova lei é uma campanha pela posse responsável. O que é isso? Se você solta seu animal na rua, castre! Isso não é maldade, evita inúmeras patologias além de prevenir que seu animal prolifere na rua e tenha mais um monte de filhotinhos soltos pela cidade. É um ciclo vicioso! A maldade está em você permitir que haja mais animais errantes!
Não abandone seus animais. É crime! Todo mundo sabe que cachorro vive de 10 a 15 anos então lide com isso! Não abandone ou solte na rua!

Entidades a favor dos direitos dos animais vão fiscalizar as ações! ;D
A matéria saiu no diário de pernambuco. Quem quiser ver no site a matéria só é clicar!

Pessoal, vou fazer um apelo... vocês querem criar um animal? Sim? Ótimo!! Se você gosta de animais adote um! Não compre só porque é de raça! Faça a sua parte!
Tem vários sites de adoção em PE: PetPE, Arca de Noé, Rede de Adoção, CVA!
Nesse site do CVA para adoção, eles tem um prazo para adoção, por favor divulguem!!

bjinhos ;*

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Abandono de animais é crime!

Olá mais uma vez ecochatos... bom... vim aqui hoje pra falar um pouco da minha vivência como estudante da UFRPE. Desde que me entendo por gente que vejo naquela universidade uma quantidade enorme de animais abandonados, toda semana abandonam uma quantidade absurda de animais, normalmente doentes e idosos, ou seja, quando mais precisam do dono! Não é porque lá é uma faculdade de veterinária que os estudantes e professores tem condições de cuidar de tudo o que é bicho que abandonam lá e olhe que tem muita gente que ainda cuida mesmo não podendo mais! Os próprios estudantes e funcionários levam comida e medicamento além de vários que adotam os animais mesmo já possuindo em casa mais de 6 animais...
Por dia chegam a ser entregues de três a cinco bichos nos corredores do departamento. Em média, são 100 por mês.

"A qualquer hora as pessoas vêm deixar os animais aqui. Não é só cão e gato, abandonam cavalo também. São geralmente animais que estão doentes ou ninhadas que simplesmente são abandonados. Eles são deixados em caixas, às vezes com comida e água, ou são amarrados em postes. No final de semana, fazem muito isso. Quando vemos alguém tentando abandonar o animal aqui, tentamos explicar que não adianta. Todos os que são deixados aqui são levados para o CVA (Centro de Vigilância Ambiental)", relata a vice-diretora do departamento de veterinária, Ana Paula Tenório.

Enfim... uma coisa que eu não entendo é como uma pessoa cria um animal e não se apega... abandona na hora que ele mais precisa! Isso é pura maldade e é errado também. Tratam o animal como se fosse descartável... usa e joga fora?

Então passem essa informação por favor... ABANDONO DE ANIMAIS É CRIME!! (Decreto Lei N° 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais).
Os atos de abuso e de maus-tratos com animais configuram crime ambiental e, portanto, devem ser comunicados à polícia, que registrará a ocorrência, instaurando inquérito. A autoridade policial está obrigada a proceder a investigação de fatos que, em tese, configuram crime ambiental.
Negligenciar é o mesmo que abusar!
Se vocês se interessarem, tem um post meu que o título é "como denunciar maus-tratos contra animais" que explica tudo isso!

O Departamento de Veterinária da UFRPE recebe todo dia animais renegados por seus tutores. Para adotar o telefone para informações é o (81) 3320-6401 (procurar as professoras Ana Paula ou Evilda).
Para mais informações sobre esse caso podem entrar nesse site aqui!

NÃO SE OMITA, DENUNCIE! FAÇA A SUA PARTE!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Vacine seu cão! Tire suas dúvidas!

Olá, às pessoas que tem cachorrinhos, vim aqui fazer um post sobre vacinação! Muitas pessoas só vacinam durante a campanha contra a raiva, mas existem várias vacinas além desta que são fundamentais para a saúde do seu cãozinho.

Primeiro gostaria de explicar o que é a vacinação e acabar com alguns mitos! A vacina é uma substância capaz de imunizar pessoas ou animais contra doenças infecciosas causadas por fungos, bactérias ou vírus. As vacinas são culturas desses microrganismos que, mortos ou atenuados, perdem sua ação patogênica, mas conservam a propriedade de induzir o organismo a produzir anticorpos contra o agente agressor. Ela, como pré-requisito, não pode causar a doença, ou seja, essa historia de dizer que o cachorro ficou doente depois da vacina é lenda! Ele já estava doente antes! A vacinação é importante para os filhotes já que as cadelas vacinadas transmitem esta imunidade inicialmente pelos anticorpos contidos no colostro (primeiro leite).
Um exemplo de um esquema de vacinação seria:
• 45 dias – 1ª vacina múltipla ou conjugada (V8, V10 ou V11 (virose)
• 75 dias – 2ª vacina múltipla + Vacina contra Tosse dos Canis
• 105 dias – 3ª vacina múltipla + 1ª vacina Giárdia
• 120 dias – Anti-rábica + 2ª vacina Giárdia + 1ª Vacina contra Calazar (Leishmaniose)
• 135 dias – 4ª vacina múltipla (Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman, etc)
• 121 dias – 2ª Vacina contra Calazar (Leishmaniose)
• 141 dias – 3ª Vacina contra Calazar (Leishmaniose)

Agora veja bem... Não só a de raiva, mas a vacina múltipla ou conjugada é importantíssima porque age contra as principais viroses que afetam o cão como a cinomose, parvovirose e leptospirose (e outras). Quem já teve um cãozinho que adoeceu de alguma dessas sabe como são doenças violentas! A vacina contra a tosse dos canis é para evitar a traqueobronquite infecciosa canina, doença respiratória que acomete cães principalmente que frequentam pet shops.
A vacina contra a giárdia não é muito indicada, pois a infecção natural do animal pela giárdia, em quase 100% dos casos, é de resolução rápida e promove imunidade natural, a vacina causa mais efeitos adversos que a própria infecção.
Já a leishmaniose, pra quem nunca ouviu falar, é uma zoonose de importância na saúde pública, pois é uma doença grave que acomete nós humanos também. A vacina reduz a incidência e transmissão da doença.
Além dessas citadas acima, existem ainda vacinas contra a babesiose canina e dermatofitose canina. A vacina contra a dermatofitose tem ação terapêutica e profilática, ou seja, serve tanto para impedir como curar a doença. A de babesiose serve para reduzir os sinais clínicos da doença e reduzir a anemia que a doença causa.
Existe ainda a vacina contra 4 sorovares de leptospirose, mas ela também não é muito indicada visto que esses sorovares estão presentes na vacina conjugada. Ela reduz a incidência, severidade e sinais clínicos da doença!

Enfim, consulte sempre o veterinário do seu animalzinho e saiba mais! Se vocês quiserem se aprofundar mais sobre esses assuntos eu indico os sites da Merial e Saúde Animal.
Qualquer dúvida podem escrever ai!
bjinhos ^^

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Ganhei um selinho!!

Ganhei esse selinho da blogueira mais fashion que eu conheço:
Simara, seu blog é o www.plantaodabeleza.blogspot.com

As regrinhas são:
*Dizer 3 coisas maraa de fazer.
*Dizer 3 pessoas que são maraa.
*Dizer 3 cosméticos que são maraa.
*Dar esse SELINHO para 3 blogs que são maraa. (E avisar que eles ganharam)


Coisas que são maraa de fazer:
1. Ficar com boas companhias
2. Cuidar daquilo que a gente gosta
3. Viajar!

Pessoas que são maraa:
1. minha familia
2. meus amigos
3. meu au au

Cosméticos que são maraa:
1.Paleta de 120 cores (tenho adoro!!)
2.Maquiagem da avon
3.Maquiagem da contem 1g

Related Posts with Thumbnails