Primeiramente gostaria de de passar a todos o porquê devemos respeitar esse animal silvestre tão maravilhoso... Na natureza todas as criaturas tem o seu papel no equilíbrio e manutenção do habitat natural e com as serpentes não é diferente. Elas são responsáveis pelo controle de roedores,aves e até peixes. A tão temida cobra não deve ser tratada como um animal do mal, mas um animal que participa do controle do ecossistema e deve ser respeitada.
Há quem discorde, mas nem toda cobra é venenosa! As serpentes se dividem em 4 famílias principais.
# Família Colubridae: Cobra-rateira
# Família Elapidae: cobra coral
# Família Boidae: Jibóia
# Família Viperidae: víboras
A questão de ser peçonhenta ou não se dá principalmente pela questão da dentição ser conectada à glândula de veneno ou não.
No caso da colubridae um exemplo é a cobra-rateira que possui a dentição opistóglifa, ou seja, possui dentes (posteriores) conectados à glândula de veneno, mas não é sempre que ela inocula. Precisa fazer um movimento de rotação da boca para conseguir penetrar os dentes. Ocorre mais quando ela está com uma presa! No bote, não ocorre a penetração desses dentes. Outros exemplos é a da cobra-verde, corre campo, cobra cipó, coral falsa.
No caso da Elapidae temos a coral verdadeira, a naja como exemplos. Elas possuem a peçonha localizada na parte anterior da boca, mas não há abertura total da boca (dentição proteróglifa). São peçonhentas também e seu veneno possui uma ação neurotóxica.
A viperidae é a família que compreende a jararaca, surucucu, cascavel. São peçonhentas. Possuem dentição solenóglifa, ou seja, peçonhas localizadas na parte anterior da boca e se projetam para frente na hora do bote, abertura total da boca! São bem peçonhentas essas hehe... Além destas características, elas tem a presença da fosseta loreal, órgão de jacobson e escamas com aspecto seco.
Já a família Boidae é a que compreende a jibóia, python, sucuri, salamanta, suassuboia, etc... Elas NÃO possuem dentes conectados à glândula de veneno, logo não tem peçonhas, ou seja não são venenosas. Matam a presa por constricção apenas!
Muitas pessoas dizem que essa família possue toxinas na boca que são "venenosas", mas não é verdade... A mucosa oral de todo réptil é bastante contaminada com bactérias devido ao seu tipo de alimentação, logo ao bote ela causa uma infecção secundária devido a presença de bactérias patogênicas.
O QUE FAZER AO ACHAR UMA SERPENTE?
1. Essa história de serpente de cabeça triangular ser peçonhenta É LENDA! A jibóia possui cabeça triangular e não é peçonhenta, a coral-verdadeira possui a cabeça arredondada e é peçonhenta!
2. Verifique (se possível claro) pelo aspecto externo se a serpente possue escamas com aspecto seco, se há a presença de um sulco entre os olhos, presença da fosseta loreal que são característicos da Viperidae.
3. Chame a Polícia Ambiental e/ou comunique ao IBAMA.
4. Se a serpente estiver contida leve ao CETAS-IBAMA e faça a entrega voluntária.
5. NÃO MATE A SERPENTE SÓ PORQUE ELA NASCEU SERPENTE! RESPEITE OS ANIMAIS E O MEIO AMBIENTE!
Então povo... NEM TODA COBRA É VENENOSA, OU NEM TODA SERPENTE É PEÇONHENTA!
Bjinhos ;**