sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Coprofagia! Que mania feia!

Olá donos de cães! Vim aqui falar de um assunto mais normal do que vocês imaginam. Um amigo meu vive reclamando que a Beagle dele fica comendo as próprias caquinhas e ele não sabia mais o que fazer... depois de pesquisar sobre coprofagia percebi que muita gente passa por essa situação, então resolvi ajudar!

Alguns proprietários ficam horrorizados ao descobrir que seus animais comem as próprias fezes. Para nós humanos esse não é lá um hábito muito bom de se apreciar, né? Fezes, para os cães, representam apenas alimento processado e se elas tiverem odor interessante e atrativo, não há por que rejeitar. Mas existem vários motivos para isso ocorrer.

Cães que são muito repreendidos e punidos quando fazem caquinhas, associam que o ato de defecar é errado e não o lugar que está errado, então ele come na tentativa de esconder do dono. Alguns filhotes comem fezes imitando outro animal que também come.
Alguns cães comem as fezes de gatos, pois elas possuem um odor forte da ração de felinos que atrai bastante os caninos.
Outra causa seria a alimentar. O animal pode estar com uma carência nutricional e come as próprias fezes na tentativa de suprir os minerais que faltam. Um exemplo é uma verminose em que o animal está tendo dificuldade de absorção alimetar.
Algumas cadelas comem as fezes no período pós-parto.
Dois animais que comem em um mesmo potinho: Um cachorro dominante impede que o outro se alimente normalmente, então ele se alimenta das próprias fezes por se sentir mal nutrido.
Alguns animais solitários se alimentam de fezes muitas vezes para chamar a atenção do dono.

O que pode ser feito para isso parar?
Promova melhor dieta ao seu animal, de o remedinho de verme a ele no período correto e siga o tratamento até o fim, não deixe seu animal muito só, não dê bronca no seu cachorro depois que ele ja tiver defecado no lugar errado a muito tempo, deixe o jornalzinho sempre limpo e evite que ele veja você limpando. Quando as dietas são ricas em proteínas e gorduras, os cães parecem evitar a Coprofagia. Esse meu amigo citado no início viu em um livro de clínica de pequenos animais que se você administrar abacaxi, abóbora eles perdem a vontade de realizar a coprofagia. A administração de enzimas pancreáticas parece ser eficiente no processo, mas consulte antes o veterinário.

bjinhos ;*

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Raiva! Você também faz parte do controle!

Olá pessoas, vim falar de um assunto muito sério em relação à saúde pública, a raiva!
A raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico contido na saliva do animal infectado, principalmente através da mordedura. Apresenta dois ciclos básicos de transmissão: o urbano, que ocorre principalmente entre cães e gatos e é de grande importância nos países do terceiro mundo, e o silvestre, que ocorre principalmente entre morcegos, macacos e raposas. Na zona rural, a doença afeta animais de produção como bovinos, eqüinos e outros.

Mas afinal... o que você tem a ver com isso? Muita coisa na verdade... a quantidade de cães e gatos errantes que existe aqui no Brasil é absurda e algumas regiões já proibiram a eutanásia de animais errantes pelos CVAs, ou seja, o que se tem que fazer agora é estimular a posse responsável. O que é isso? A posse responsável nada mais é que um conjunto de normas para que você ajude seu animal a viver bem. Sendo um proprietário responsável, seu animal estará protegido e viverá com você por mais tempo. Mas o que isso tem a ver com a raiva? Bem... Vocês sabiam que cada casal de animal gera no fim de 6 anos 67.000 descendentes!!! É ... 67 MIL descendentes. A maioria desses “casais” tem dono, mas deram aquela “puladinha de cerca”. O que acontece depois? abandono... muita gente não quer ter a responsabilidade de ter que "assumir" os filhotes do seu animal e joga em qualquer lugar, ou seja, aumenta a quantidade de animais errantes e susceptíveis à raiva! Então castre o seu animal! isso não é maldade! maldade é abandonar depois os filhotes!
O animal castrado vive mais tempo, pois corre menor risco de desenvolver infecções e câncer no aparelho genital. Eles ficam mais mansos e os machos param de querer fugir sempre que tem uma fêmea no cio.
A cirurgia é muito simples e atualmente possui riscos mínimos. O animal não engorda, não modifica seu temperamento, apenas perde aquela ansiedade na época de cio. Quanto antes você castrar seu animal, melhor pra ele e pra você. A cirurgia fica mais barata e o animal se recupera muito mais rápido. O pós-operatório de uma castração é simples e em 2 a 3 dias seu animal já está ótimo. Só é preciso cuidar para que ele não mexa nos pontos.

Além destes, para o controle da raiva é necessário outras medidas como verificar se na sua rua, comunidade, bairro está passando o sistema de vigilância sanitária, se ocorre campanha de vacinação na sua região, se há controle de morcegos na sua região, se ocorre tráfico de animais silvestres, se as pessoas tem informação sobre a doença e como proceder em casos de mordidas por animais! Se você verificar alguma falha nesse sistema denuncie! É obrigação da prefeitura fazer o controle na sua região e informar a população!

Então pessoal cuidar do meio ambiente também é cuidar do nosso ambiente! A vida selvagem, os animais e o homem estão totalmente interligados, por isso existe a saúde pública! Se interessem também por esses assuntos, pois eles dizem respeito a vocês também e só com a contribuição de toda população estaremos livres de doenças de caráter zoonótico!




bjinhos ;*

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

DIA DO VETERINÁRIO!

Medicina veterinária é a ciência que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais, além do controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal para o consumo humano.
A medicina veterinária também busca assegurar a qualidade, quantidade e a segurança dos estoques de alimento de origem animal através do controle da saúde dos animais e dos processos que visam obter seus produtos (tais como carne, ovos, leite, couro, etc), assim como sua distribuição, venda e preparo.

Pois é... não só os animais necessitam dos veterinários como os humanos também! Somos agentes de saúde e sanitaristas! É uma profissão linda e deve ser mais valorizada e respeitada!

PARABÉNS A TODOS OS VETERINÁRIOS E VETERINÁRIAS POR FAZER DESSE MUNDO UM LUGAR MELHOR, MAIS BONITO E MAIS BONDOSO!

"Ser Veterinário não é só cuidar de animais.
É, sobretudo, amá-los, não ficando
somente nos padrões de uma ciência médica.
Ser veterinário é acreditar na imortalidade
da natureza é querer preservá-la
sempre mais bela
Ser Veterinário é ouvir miados, mugidos,
balidos, relinchos e latidos mas,
principalmente, entendê-los e amenizá-los.
É gostar de terra molhada, de mato fechado,
de luas e chuvas.
Ser Veterinário é não se importar se os
animais pensam, mas sim, se sofrem.
É dedicar parte do seu ser à arte de
salvar vidas.
Ser Veterinário é aproximar-se de extintos.
É perder medos.
É ganhar amigos de pêlo e penas,
que jamais irão decepcioná-lo.
Ser Veterinário é ter ódio de gaiola,
jaula e corrente.
É perder um tempo enorme apreciando
rebanhos e vôos de gaivotas.
É permanecer descobrindo, através dos
animais a si mesmo.
Ser Veterinário é conviver lado a lado com
ensinamentos profundos, sobre amor e vida."

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VOTE PELOS ANIMAIS!

Já decidiu em quem votar nessas eleições? Eu sempre procuro saber se os candidatos além de propostas interessantes para a sociedade e ficha limpa se preocupam com o meio ambiente e bem estar animal!
Se vocês pensam o mesmo que eu, tem um site que mostra os candidatos que são a favor do direito dos animais! o WSPA criou um site que mostra os candidatos!
Se você se importa com os animais e acredita que eles devam ser incluídos nas políticas públicas, conheça os candidatos amigos dos animais em seu estado.
A WSPA é absolutamente apartidária. O critério utilizado para a composição da lista de candidatos é única e exclusivamente a elaboração, por parte do político, de leis, projetos, ações, iniciativas e propostas que visem a proteção e o bem-estar animal.

Para conhecer os candidatos votem nesse site aqui: VOTE PELOS ANIMAIS!

Conhece algum candidato amigo dos animais que não está na lista? Abra o bico! Envie um email para observador@wspabr.org

Related Posts with Thumbnails