segunda-feira, 26 de julho de 2010

WSPA promove parcerias com Pedigree e Merial em prol dos animais atingidos pelas enchentes!

As últimas cheias que ocorreram em Pernambuco atingiram 67 municípios do estado levando a mais de 55 mil desalojados, mais de 26 mil desabrigados, mais de 4 mil km de estradas destruídas, mais de 14 mil casas destruídas e danificadas, 142 pontes destruídas e 20 pessoas mortas!
De 67 municípios atingidos, 12 estão em estado de calamidade pública e cerca de 80 mil pessoas foram afetadas em todo o Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, até hoje já foram confirmados 10 casos de leptospirose, e mais 64 estão sob suspeita.
Como se já não bastasse tanto sofrimento, muitos animais também sofreram com as cheias... vários animais foram abandonados e estão sofrendo.
Além do sofrimento proveniente da perda dos seus lares e, muitas vezes, dos seus donos, grande parte dos animais apresentam escoriações e estão começando a mostrar sinais de desnutrição. Nessas condições de stress, falta de higiene e falta de alimento, a imunidade dos animais, e também das pessoas, fica comprometida e a incidência de transmissão de zoonoses, como a leptospirose, aumenta.

A
PEDIGREE®, em ação articulada pela WSPA, doou uma tonelada e meia de sacos de ração, que foram entregues no dia 15 de Julho, na Gato Feliz e Cia, entidade afiliada à WSPA e localizada em Recife. O alimento foi doado juntamente com comedouros da marca.
A doação foi distribuída pelas cidades afetadas com a ajuda de voluntários da Secretaria de Saúde de Pernambuco, de oficiais de controle animal e de ONGs locais, como a AADAMA, também afiliada à WSPA.
A Merial também se solidarizou com a situação dos animais que ficaram desalojados. Eles são motivo de preocupação porque podem ser fontes de transmissão de doenças, como a leptospirose e a raiva. Para ajudar na prevenção dessas zoonoses, 500 doses vacinas Recombitek, da MERIAL®, foram doadas pelo laboratório à WSPA e serão utilizadas pelos mais de 60 veterinários que estão trabalhando nas áreas afetadas.

Além da Secretaria de Saúde de Pernambuco e Recife, as secretarias do Cabo, Olinda, Jaboatão e Paulista se reuniram para um mutirão com o objetivo de cadastrar os animais dos abrigos e os animais errantes do município de Barreiros, um dos mais atingidos pelas chuvas em Pernambuco. Os animais cadastrados foram vacinados e identificados com coleiras e placas.

Então pessoal, se vocês quiserem ajudar, ainda há muito a ser feito. Entrem no site da PEDIGREE® e conheçam as campanhas que a marca realiza.
Ajude também da forma que você puder!! Não precisa ser filiado a nenhuma empresa, companhia, marca, etc. para fazer o bem...
Ajudem também as vítimas da enchente, pois além de ajudar a população, quanto antes as pessoas reestabelecerem suas condições de vida, os animais poderão ser adotados mais rapidamente.
Saiba como ajudar a população
AQUI!

=** bjinhos

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Síndrome do Gato Paraquedista!

Mas afinal... o que diabos é isso!!

O termo “Síndrome do gato paraquedista” surgiu na Espanha e é definido aqui no Brasil como “Síndrome da queda de grande altura”, um fenômeno que ocorre com gatos que vivem em apartamentos e acidentalmente sofrem grandes quedas.

Devido ao aumento populacional, há um maior número de pessoas que moram em apartamentos e muitas dessas pessoas criam gatos! Todo mundo sabe que não existe bicho mais curioso do que gato e são bastantes habilidosos em andar em locais estreitos e altos...
Quando o apartamento não tem tela de proteção, o animal pode cair por vários fatores: Dormindo na varanda, desequilíbrio, caçando pássaros ou borboletas... enfim... ele pode cair!
Curiosamente estudos comprovam que gatos que caem de uma altura superior ao 7ºandar de um prédio apresentam mais chances de sobreviver do que aqueles que caem de alturas menores.
Isso se explica devido ao fato de que quanto maior o tempo da queda, mais tempo o gato tem para rotacionar sua cabeça e colocar-se em posição quadrupedal, distribuindo melhor o peso do corpo e amortecendo a queda, além da capacidade de abertura das quatro patas, fato que aumenta a resistência do ar e diminui a velocidade da queda.

Os gatos afastam progressivamente o membro do corpo, adotando uma postura de planador, sempre que a queda supera o sexto andar, para diminuição da velocidade e redução dos traumas torácicos e faciais.
Legal né?
Porém devemos nos lembrar de que cada caso é um caso e alguns animais podem não estar aptos a desenvolver esse sistema (idosos, obesos ou gatos que estavam dormindo por exemplo) e essa teoria pode ser falha.
Portanto, para evitar colocar a vida de nossos gatinhos em risco, devemos telar todas janelas e varandas.


Não teste o seu gato pra ver se esse fenômeno funciona nem a teoria do gato flutuante ¬¬

bjinhos ;*

domingo, 18 de julho de 2010

Atitudes Básicas para Combater o Aquecimento Global

Quando eu era 2 período da faculdade lembro que houve um congresso sobre aquecimento global (UFRPE), no qual eu e alguns colegas fizemos um trabalho e apresentamos como "soluções básicas para combater o aquecimento global". Como não consegui mais esse artigo resolvi falar aqui basicamente sobre o que era.
As pessoas vivem se perguntando "o que eu tenho a ver com o aquecimento global?" - O simples fato de sairmos de carro estamos liberando dióxido de carbono no ambiente pela queima do combustível, ou quando demoramos no banho, usamos copo descartável diariamente, compramos artigos de madeira sem o termo de legalização de uso, etc.
Ou seja... várias das nossas atitudes normais condizem com o aumento do aquecimento global... mas podemos mudar essa realidade se quisermos!
A mudança de atitudes no dia-a-dia podem ajudar a combater o superaquecimento do planeta.

1.Troca de lâmpadas: Se você trocar as lâmpadas convencionais por fluorescentes compactas estará deixando de gerar no mínimo 400 quilos de dióxido de carbono ao ano. As lâmpadas fluorescentes consomem metade da energia da convecional e dura o dobro!
2.Deixar o carro na garagem: Caminhe, dê umas pedaladas, compartilhe o carro com o vizinho, ou vá trabalhar de busão de vez em quando. Cada 10 quilômetros é igual a menos 3 quilos de dióxido de carbono.
3.Reciclagem: Acredite ou não, se você reciclar apenas a metade do seu lixo estará deixando de emitir em torno de 1.000 quilos de dióxido de carbono anuais. Sua cidade não tem coleta seletiva de lixo? Tudo bem, promova a idéia entre os vizinhos da sua rua.
4.Pressão dos pneus: Manter a pressão dos pneus no valor correto ajuda a melhorar o rendimento do combustível do teu automóvel. Cada litro de gasolina libera 2.5 Kg de dióxido de carbono.
5.Água quente: Aquecer água consome muita energia. Instale um chuveiro de baixa pressão e no verão tome banho frio ou chaveie a ducha para a posição adequada, menos 3 toneladas de dióxido de carbono anuais.
6.Sacolas plásticas e embalagens: Pare de brigar com a caixa do supermercado porque ela colocou toda a sua compra numa sacolinha só e evite produtos com embalagens plásticas. Se reduzir em 10% este tipo de lixo, diminuirá 545 quilos de dióxido de carbono ao ano.
7.Ar Condicionado: Com um simples ajuste de baixar a temperatura em 2 graus no inverno e subir 2 graus no verão poderá poupar uns 900 quilos de dióxido de carbono anuais. Se possível, troque o ar condicionado pelo ventilador!
8.Árvores: Uma só árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono ao longo de sua vida. Conserve-as, plante uma, duas, várias...
9.Aparelhos eletrônicos: Para quê o PC ligado se você está vendo TV? O quê faz a lâmpada do quarto acesa se você está na sala? O simples ato de desligar aparelhos eletrônicos que não estão sendo usados poupará milhares de quilos de dióxido de carbono ao final de um ano.
10.Incentive sua empresa a usar energias alternativas: Energia eólica, solar.

Outras atitudes seriam o uso consciente de materiais descartáveis (copos, pratos, etc.), trocar a gasolina pelo álcool (polui muito menos), passar menos tempo no banho, aproveite ao máximo a luz do sol, conserte aparelhos eletrônicos com defeito (consomem mais energia para atuar corretamente), incentive e compre produtos locais (menos uso de transporte), exija que o produto de madeira que você está comprando seja legalizado, entre outros.

Enfim pessoal, existem várias formam simples e que saem até mais barata para o seu bolso, então vamos começar? Conscientize a sua família, seus vizinhos, seu bairro, sua cidade, seu país, seu mundo a combater de forma simples o aquecimento global!
Um documentário muito bom sobre o que está acontecendo com o mundo e o que nós temos a ver é "Uma verdade incoveniente". ASSISTAM!! (Recomendo)

bjinhus ;*

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como Denunciar Maus-tratos Contra Animais?


Quem nunca viu uma vizinha batendo no cachorrinho ou um cara na rua chutando um gatinho e não deu vontade de simplesmente MATAR? Pois é... mas há maneiras de denunciar esses maus-tratos e aprenda como!

Caso você veja ou saiba de maus-tratos (ex.: envenenamento de animal; manter o animal em lugar anti-higiênico; mutilar um animal; utilizar este animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; agressão física a um animal indefeso; abandono de animais; não procurar um veterinário se o animal adoecer etc.), não pense duas vezes: vá à delegacia mais próxima para lavrar boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça. A Denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).

Preste atenção a esta dica: Leve junto a você uma cópia do número da lei (no caso a 9605/98) e do art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei.

Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial. Se se negar a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel. O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de te atender e o dever de fazer cumprir a lei.

Diga-lhe que você irá denunciá-lo ao Ministério Público porque ele sabe que o MP irá requisitar a abertura do inquérito para apuração do fato contra esse policial e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal. Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao MP. Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.

NÃO TENHA RECEIO PORQUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!

Preste atenção: O Decreto 24.645/34 reza em seus artigos 1º: Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e 2º - parágrafo 3º: Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito par apuração do crime, o Delegado o encaminhará a Juízo para abertura de ação, onde O Autor da ação será o Estado.

Se o crime for contra Animais Selvagens, pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o IBAMA, ou escreva para o RENCTAS e-mail: renctas@renctas.org.br.

Tenham também em mãos o telefone do Disque-denúncia que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus tratos (circos, rodeios, brigas de cães e galos, etc...).

Então pessoal, não tenham medo de denunciar! Se você ama os animais, faça valer também a voz deles, pois eles não podem denunciar, não é? O simples fato de um proprietário ou quem quer que seja estiver impedindo o animal de realizar suas necessidades naturais e inibir seu comportamento natural já é mau-trato! Ah... e é crime inafiançável! =D

bjinhus =*

para mais dúvidas vc podem entrar no site ANIMAISOS.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tráfico de Animais Silvestres!


Você sabia que o Brasil é um dos países do mundo que mais exporta animais silvestres ilegalmente? É um negócio que movimenta mais de 1 bilhão de dólares e comercializa cerca de 12 milhões de animais anualmente. Uma das maiores ameaças à natureza.
Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.




Quando eu estagiei no IBAMA, toda semana chegavam muitas aves(principalmente), saguis, macaco-prego, jibóia, jabuti, etc. Tanto pela apreensão feita pela polícia ambiental e polícia federal ou pela entrega voluntária de proprietários desses animais. Logicamente que adquiriram de maneira ilegal em feiras livres ou retiraram da própria natureza... Mas enfim... é tão errado assim comprar um animal ilegal? CLARO QUE É!! Além de causar desequilíbrio do meio ambiente você estará pondo em risco à sua saúde, por exemplo, quem tem um jabuti, uma tartaruguinha em casa, ela pode ter uma bactéria MARAVILHOSA chamada Salmonella (já ouviu falar?). Enfim, ela causa gastroenterite, diarréia, septicemia, febre tifóide... QUE BOM HEIN? Para aqueles que possuem pscitacídeos (arara, papagaio, jandaia) eles podem ter a Clamydia que causa a clamidiose (ou pscitacose)... bem legal também... até ABORTO causa! =D
Mas além da sua saúde e de seus familiares... qual prejuízo eu estou fazendo ao meio ambiente quando compro um animal de maneira ilegal?
Todos os seres vivos dependem da natureza para sobreviver, pois é dela que obtemos desde alimentos até remédios. Os animais são parte fundamental da cadeia. Se forem extintos ou se tornarem raros, comprometem todo o equilíbrio da natureza.
A maioria dos animais silvestres é capturada nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Mas a principal rota de transporte desses animais está no sentido da região Nordeste para a Sudeste. A maior parte do público consumidor está no Rio de Janeiro e em São Paulo.


Os meios de transporte mais usados pelos traficantes são caminhões, ônibus interestaduais e carros particulares. Os animais são transportados nas piores condições possíveis. São escondidos em fundos de malas ou caixotes, sem ventilação, e ficam vários dias sem comer e sem beber. Resultado: de cada 10 animais capturados, nove morrem no caminho e um chega às mãos dos compradores.
Alguns traficantes costumam rodar os micos pelo rabo para que eles fiquem tontos e passem ao comprador a imagem de que são animais mansos. Muitos cegam os pássaros e cortam as suas asas para que eles não fujam e arrancam os dentes e serram as garras dos animais para que eles se tornem menos perigosos.

Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes. Eles podem perder a sua identidade. Podem sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzirem. Também sofrem porque ficam em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e podem pegar doenças que nos seres humanos têm pouca gravidade (gripe, herpes etc), mas que podem ser fatais para os animais.

Aí você pensa: eu amo o animal ou apenas desejo tê-lo? Se você compraria um animal traficado você apenas quer tê-lo!

Para mais dúvidas sobre tráfico de animais silvestres entrem no site do WWF, ou do IBAMA que lá tem muita coisa legal falando a respeito!

bjins ;*

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Recife Contra a Carrocinha!

A política pública da cidade do Recife para o controle de zoonoses associadas a cães e gatos tem sido direcionada, há décadas, ao obsoleto método chamado de “captura e extermínio”. Embora os profissionais ligados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) – órgão municipal responsável pelo referido controle – usem o termo “eutanásia”, no mínimo eufêmico, a execução é o destino de todos os animais que são capturados pela “carrocinha” e não têm a sorte extrema de serem adotados em três dias úteis; e não somente dos que padecem de doenças graves incuráveis ou infecto-contagiosas.
Desde a edição do 8º Informe Técnico da Organização Mundial de Saúde (1992), reconhece-se que não há qualquer evidência de que a eliminação de cães tenha impacto significativo na propagação da raiva ou na densidade populacional canina, visto que as cadelas e as gatas são animais pluríparos, de gestação curta (ao redor de 60 dias) e maturidade sexual precoce (seis meses de idade). Dessa forma, é sabido que a rápida reposição reprodutiva pode ser tão alta quanto a mais elevada taxa de remoção e eliminação.

A solução médica e ética para o problema descrito é um conjunto de medidas: (1) a identificação dos animais, a fim de monitorar a população; (2) o controle de natalidade por meio de captura, esterelização, reabilitação e soltura dos animais sadios e/ou inofensivos; (3) o investimento em campanhas de conscientização da guarda responsável dos animais domésticos; e (4) a imunização dos animais antes da sua devolução às ruas.

Para assinar a petição contra a carrocinha clique AQUI!!
bjinhus... ;*

Notícias ABRAVAS!!

O ABRAVAS (Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens) é uma associação civil, sem fins lucrativos, de caráter científico e cultural, de âmbito nacional e congrega médicos veterinários interessados na área de medicina e manejo de animais selvagens, além de promover seu aprimoramento científico, cultural, técnico e social.

O ABRAVAS em associação com o Instituto Marcos Daniel (IMD) está promovendo o I Simpósio ABRAVAS de Medicina e Conservação de Animais Selvagens, que será realizado em Vitória - ES, que será realizado nos dias 22 a 24 de Julho de 2010. Interessados podem entrar no site do simpósio. (ÚLTIMOS DIAS PARA INSCRIÇÃO!!!!)



Estará ocorrendo também, no período de 18 a 22 de Outubro de 2010, o XIII Congresso e XIX Encontro do ABRAVAS sobre métodos de diagnóstico na medicina de animais selvagens, que ocorrerá em Campos do Jordão - SP


Para os interessados o site do ABRAVAS já está citado acima!


bjins ;**

terça-feira, 13 de julho de 2010

O que é um animal silvestre/selvagem?


Animal silvestre/selvagem não é o doméstico. O doméstico já está acostumado a viver perto das pessoas, como os gatos, cachorros, galinhas e porcos, entre outros. Já o animal silvestre foi tirado da natureza e reage à presença do ser humano. Por essa razão, tem dificuldades para crescer e se reproduzir em cativeiro. O papagaio, a arara, o mico e o jabuti, ao contrário do que muitos pensam, são animais silvestres.

Os animais silvestres são animais de vida livre que habitam ambientes terrestres (selva). Já os animais selvagens são aqueles animais de vida livre que habitam tanto ambientes terrestres quanto aquáticos. São animais bastantes susceptíveis ao estresse, o que altera significativamente seu estado fisiológico geral. O animal muitas vezes adoece, para de comer, não entra em fase reprodutiva, etc.

Uma grande dúvida seria se estou adquirindo um animal legal ou ilegal? Silvestre/selvagem ou exótico?
Bem... uma forma muito simples de saber se você está adquirindo um animal de maneira legal ou não seria pela exigência do termo de regularidade do animal que o vendedor deverá dar, além disso o local de venda também é muito importante. O animal silvestre/selvagem regularizado deverá ser vendido em criadouros comerciais legalizados e autorizados pelo IBAMA, jamais deverá ser vendido em feiras livres, como exemplo a famosa feira de aves do Mercado da Madalena, Recife - PE.

Finalmente... qual a diferença de selvagem pra exótico?
Fauna Selvagem Brasileira: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham seu ciclo de vida ocorrendo dentro dos limites do Território Brasileiro ou águas jurisdicionais brasileiras.
Fauna Selvagem Exótica: são todos aqueles animais pertencentes às espécies ou subespécies cuja distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro e as espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas em estado asselvajado ou alçado. Também são consideradas exóticas as espécies ou subespécies que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado em Território Brasileiro.

Para mais dúvidas, o site do IBAMA tem várias informações à respeito.

Se liguei hein? Não é porque o animal não é natural do Brasil que você poderá adquirir de qualquer jeito, é necessário que todo o procedimento de compra e venda siga corretamente as leis, caso contrário você estará contribuindo para o tráfico internacional de animais silvestres!

;*

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Animais Exóticos!

Todo mundo gosta de ter um bichinho de estimação, eu já tive cachorro, passarinho, peixe, hamster, gato, etc. Mas existem aqueles que gostam de uns bichinhos digamos... incomuns!
Algumas pessoas tem preferência pela criação de animais exóticos como lacraias, escorpiões, aranhas e até baratas! É baratas! Por 6 dólares você pode adquirir uma barata gigante de madagascar! (ihuuuu não posso perder!!)

Muitas pessoas tem preferencias pelos répteis! A domesticação de jabutis, serpentes e lagartos está ficando muito popular, porém CUIDADO!! É necessário que a venda desses animais seja da maneira mais legal possível. Se tem interesse de adquirir estes animais, verifique se não são animais de tráfico.
Um animal adquirido de um estabelecimento que preenche todas as exigências legais é um animal muito mais caro logicamente, mas você vai estar também contribuindo para a preservação destas espécies. Além disto, animais de criadouros legalizados são animais saudáveis, com pouco risco de passar doenças para o seu novo proprietário e são animais mais dóceis, pois já estão familiarizados com o cativeiro!

Deve-se ter consciência para o local da nova habitação desses animais. Como são animais com exigências diferentes dos habituais é necessário que o local em que eles irão viver seja compatível com suas necessidades e comportamentos.

Quem ama cuida hein? ;**

Por quê ter um animal de estimação?


Ninguém tem dúvidas que os animais domésticos são grandes companheiros e fazem muito bem a todos (tanto crianças como adultos). No caso dos adultos, principalmente aqueles que vivem sozinhos, os animais são como um membro da família, compensando as necessidades de afecto e atenção que só os animais nos sabem dar. Para as crianças, além de companheiros leais a todas as horas, os animais também servem para ajudar a criança a aprender as coisas do dia-a-dia, pois mostram de forma acelerada as principais fases da vida (nascer, crescer, adoecer, sofrer acidentes, cuidar de si, morrer).

Enquanto qualquer animal de estimação pode proporcionar prazer as crianças, é importante que se escolha o animal adequado para sua família, sua casa e estilo de vida, e um que a criança possa ajudar a cuidar. Os pais devem ser cuidados e não escolher animais agressivos como animais de estimação. Lembre-se que mesmo os animais domesticados e ttreinados podem ser agressivos. Os animais exóticos e pouco comuns podem ser difíceis de cuidar e deve-ser ter muito cuidado ao considerá-los.

As crianças, deve-se lembrá-las, que os animais, assim como as pessoas, necessitam de alimento, água, exercício e carinho.
Explicar que o animal muitas vezes não sabe o que está fazendo e orientar a criança de forma a aprender a lidar com ele com respeito e dedicação e não irritar-se quando o animal não obedece.
Os pais tem papel fundamental nesta hora!

;*

Quero um bichinho de estimação!!


Quem nunca teve um bichinho de estimação na infância ou ainda tem um atualmente? Pois é... os animais já de muito tempo vem criando uma relação direta com o ser humano, tanto na ajuda com o trabalho ou como companhia! =D
Uma pesquisa feita em Paris, na França, demonstrou que crianças que possuem animais de estimação são mais comunicativas, generosas, compreensivas, solidárias e afetivas. Olha aí!! Faça o bem à uma criança e adote um animal!!
Quanto a este fato... ainda há uma coisa que me intriga... Por quê as pessoas só querem um cachorrinho se for de raça? Tudo bem que eu entendo que em alguns lugares como apartamentos é inviável levar um cachorro de grande porte... é ruim para o dono e para o animal... mas as pessoas que tem casa, sítio e tal... por quê não? Querer ter um animal é sinal de desejo, mas adotar um animal é sinal de amor! (que lindo... ;p)

À aqueles que já possuem animais de estimação, procure sempre orientação do veterinário e tire sempre dúvidas o máximo que puder! Existem vários sites que também trazem bastantes curiosidades sobre o seu bichinho. Um site que eu sempre gostei muito foi o saudeanimal. Você pode tirar dúvidas de comportamento, saúde, tabela de vacinação, alimentação e mais um monte de coisa.
Pra quem tem cachorrinhos eu tenho 2 livros que são muito legais! 100 Perguntas que são cão faria (se ele pudesse falar...) de Bruce Fogle, esse livro na verdade responderia as nossas perguntas e não a dos cães, é um livro voltado para comportamento do animal.
Outro livro que eu tenho e acho muito bom, não só para mim que estudo veterinária, é o Saúde de Cães de A a Z de Pedro Almeida, esse livro fala de doenças, sintomas e procedimentos que o proprietário deve observar e realizar em casos de uma enfermidade no animal. É bem útil! (Aconselho)

Enfim... se você ainda não tem o seu bichinho porque tem preguiça de limpar, vai gastar dinheiro com vacina, etc., saiba que um animal transmite muito mais do que isso, ele sempre vai amar você e ser companheiro, é um super parceiro e vale muito a pena a experiência!
Os animais nos tornam pessoas melhores!! \o/
Related Posts with Thumbnails